Medite seus Ciclos

É tempo de ativar a nossa revisão mais consciente. Fazer alusão ao tempo, olhando para trás, e para frente. Para dentro e para fora de nós. Buscando decifrar como a experimentação da vida se manifestou esse ano que daqui a pouco, se despede. Cada ciclo que se finda, solicita uma pausa. Um olhar cuidadoso para que a jornada continue com ainda mais chances de evolução. Na fase em que celebramos coletivamente a recontagem, que possamos juntos, confiar no potencial do recomeço. Hoje, a proposta é relembrar como o compromisso com a vida, com o mundo e com os nossos sonhos, pode favorecer o novo ano e modelar um futuro com mais leveza e transformação.
Mais um ano prestes a terminar, e aquela sensação subjetiva de tempo acelerado, não é percepção isolada. Talvez a causa esteja para além do padrão contemporâneo. Talvez, esteja nas decisões mais íntimas. E para essa revisão mais profunda, é essencial ampliar o entendimento sobre as escolhas que definem cada um dos 365 dias que se passaram, e dos que ainda virão.
A nossa tendência emocional, de comportamento e pensamento, definem acontecimentos, relações, fases da vida, e um ano inteiro. Por isso, é tão importante reservar um momento pessoal, para revisitar cada aprendizado, cada ganho ou perda. O que causou sorrisos, lágrimas ou frustração no outro e em si. Meditar sobre os detalhes para calibrar intenção, alinhando condutas, valores pessoais, sonhos e iniciativas.
A meditação, a pausa e a reserva para essa revisão pessoal, permite uma reflexão compassiva. E não se trata de buscar justificativas para o que não saiu como esperado, mas sim, de exercitar o autodesenvolvimento. Fazer novos planos que extrapolam aquela lista de desejos materiais e incluir os anseios mais profundos do coração. E se do lado de fora, os tempos são difíceis e desafiam, é saudável equilibrar a vida com otimismo consciente, encontrando meios para promover uma transformação positiva sem desconectar-se da realidade.
O mundo mudou, o clima mudou, a cultura mudou, as relações, e tudo ao redor se move intensamente. O que ainda podemos transformar dentro de nós, para cultivar uma interlocução mais gentil com o planeta, com as pessoas, com o lugar que estamos? Que intenção podemos fortalecer para calibrar nossas reações, reconhecer e respeitar a nossa essência e permitir nossa manifestação mais genuína?
Um coração nutrido se fortalece no tempo, e no espaço onde se expressa. Que a sua pausa de final de ano, conceda ao seu coração, satisfação interior. Que ele seja o protagonista da sua vida no seu novo ano.
Faça um passeio em meio à natureza, e leve consigo essa vontade. Faça anotações, conecte-se. Que seu ano flua, e seja uma oportunidade de expansão, bem-estar e alegria.
Criamos o novo todos os dias. Eu desejo para cada amanhecer, teu recomeço. Feliz 2026.