Ciência e Natureza para todos

Você se interessa pela ciência? Pode ser arriscado tomar decisões guiadas apenas pela influência do senso comum. Por vezes, são caminhos que nos distanciam das melhores alternativas de bem-estar e saúde. Ouvimos muitas recomendações por aí. Mas, o que é de fato, bom ou não, para o seu corpo, sua mente, sua vida? Temos a oportunidade de acessar a origem segura do conhecimento? A desinformação, expõe uma sociedade a adotar um estilo de vida culturalmente pré-determinado, mas nem sempre adequado. Ampliando estereótipos que limitam, restringem, adoecem, e alienam. A ciência é um caminho seguro, é bem comum, e precisa chegar em todos os cantos. Deve favorecer a vida de todas as pessoas, entrelaçando a sensibilidade inata de cada ser, a esse conhecimento essencial, que nos permite evoluir, e bem viver. No artigo de hoje, vamos refletir sobre esta importância, de acessar informações científicas e pesquisas. Você sabia que muitos estudos sobre saúde e natureza, por exemplo, crescem em escala global? E o que esse movimento quer nos dizer? Compreender conceitos, desmistifica o conhecimento, conscientiza, transforma vidas.
Compreender a ciência. Esse é um desafio e uma intenção, que pode fazer uma comunidade evoluir. Uma sociedade pode se aproximar mais da ciência, quando a informação é segura e a linguagem é acessível. Esse, é um ponto de virada, que pode facilitar decisões mais coerentes. E transformar a saúde de muitas pessoas.
A ciência é um farol para o crescimento, sua aplicação eleva a qualidade de vida e ampara escolhas conscientes. O progresso sustentável acontece verdadeiramente, quando a informação não é privilégio para poucos, e quando os benefícios gerados pelo conhecimento científico, atravessam os muros de universidades e de centros de pesquisa.
Quando as pessoas entendem e aplicam, essa mesma ciência, na própria vida.
Isso requer um esforço conjugado. Da informação segura ser mais acessível, e da população se interessar, valorizar, e compreender esse caminho, como uma ferramenta poderosa de saúde. Saber, permite articular o pensamento crítico. Assegura direitos, desperta para deveres. Promove interesse para diálogos, expande a compreensão e amplia a qualidade de vida, na prática.
A ciência já comprova, por exemplo, o quanto a natureza é essencial para a saúde humana. Mas quantas pessoas são afetadas pela falta deste conhecimento? A natureza cura, cuida, previne e integra. Diferentes comunidades, pesquisam sobre como essa proximidade com a natureza, restaura a saúde. Na Medicina, na Enfermagem, na Psicologia.
Mas como essa sabedoria chega a quem interessa e precisa?
O Instituto Brasileiro de Ecopsicologia (IBE), em entrevista cedida ao Zero Hora em 2024, compartilhou que a técnica conhecida como "Banho de Floresta" teria aproximadamente 274 mil estudos associados, sem contar com as demais pesquisas sobre a área de saúde e natureza. Esse mesmo Instituto, atualmente realiza um Projeto de Cooperação Técnica com a Fiocruz, e desenvolve estudos colaborando com pesquisas neste tema, em nosso país.
O projeto e-Natureza, do Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein, realiza diversos estudos que investigam os benefícios da natureza para a saúde, e como o contato com o meio ambiente, mesmo por meio de imagens, pode melhorar o bem-estar dos pacientes.
O CABSIN (Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa), lançou em novembro deste ano, numa iniciativa pioneira com BIREME-OPAS/OMS, o "Mapa das Evidências da Efetividade Clínica das Intervenções Baseadas na Natureza (IBN)" . A intenção estratégica é promover o bem-estar e a saúde planetária. No estudo, dentre as 312 revisões sistemáticas publicadas, são evidenciados os benefícios da exposição à ambientes naturais, para combater o estresse, a ansiedade e a depressão. A melhora do sono, a regulação da pressão arterial e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares e diabetes tipo 2.
Esses, são conhecimentos essenciais, para repensar a nossa maneira de viver, e priorizar a nossa convivência com a natureza, e quem sabe, rever velhos hábitos, e adotar novos comportamentos.
Ampliar a divulgação científica, aproxima as pessoas de soluções eficazes, atenua riscos para doenças, melhora as condições do planeta. Faz uma sociedade crescer. E não há momento mais oportuno, para fortalecer essa intenção.
A natureza nos convoca por todos os meios. É chegada a hora dessa permissão: de compreender o valor da natureza, com amparo da ciência e com toda sensibilidade que ela é capaz de despertar em cada um de nós.
Fontes: O que diz a ciência sobre os benefícios do contato com a natureza para a saúde | GZH) Banho de floresta promove a reconexão à natureza | Portal Fiocruz Benefícios da natureza para a saúde mental | Vida Saudável | Einstein Hospital Israelita Ciência confirma os benefícios da natureza para a saúde mental - CicloVivo Mapas de Evidencias Cabsin