Ciência e Natureza para todos

22/11/2025

Você se interessa pela ciência? Pode ser arriscado tomar decisões guiadas apenas pela influência do senso comum. Por vezes, são caminhos que nos distanciam das melhores alternativas de bem-estar e saúde. Ouvimos muitas recomendações por aí. Mas, o que é de fato, bom ou não, para o seu corpo, sua mente, sua vida? Temos a oportunidade de acessar a origem segura do conhecimento? A desinformação, expõe uma sociedade a adotar um estilo de vida culturalmente pré-determinado, mas nem sempre adequado. Ampliando estereótipos que limitam, restringem, adoecem, e alienam. A ciência é um caminho seguro, é bem comum, e precisa chegar em todos os cantos. Deve favorecer a vida de todas as pessoas, entrelaçando a sensibilidade inata de cada ser, a esse conhecimento essencial, que nos permite evoluir, e bem viver. No artigo de hoje, vamos refletir sobre esta importância, de acessar informações científicas e pesquisas. Você sabia que muitos estudos sobre saúde e natureza, por exemplo, crescem em escala global? E o que esse movimento quer nos dizer? Compreender conceitos, desmistifica o conhecimento, conscientiza, transforma vidas. 

Compreender a ciência. Esse é um desafio e uma intenção, que pode fazer uma comunidade evoluir. Uma sociedade pode se aproximar mais da ciência, quando a informação é segura e a linguagem é acessível. Esse, é um ponto de virada, que pode facilitar decisões mais coerentes. E transformar a saúde de muitas pessoas. 

A ciência é um farol para o crescimento, sua aplicação eleva a qualidade de vida e ampara escolhas conscientes. O progresso sustentável acontece verdadeiramente, quando a informação não é privilégio para poucos, e quando os benefícios gerados pelo conhecimento científico, atravessam os muros de universidades e de centros de pesquisa. 

Quando as pessoas entendem e aplicam, essa mesma ciência, na própria vida.

Isso requer um esforço conjugado. Da informação segura ser mais acessível, e da população se interessar, valorizar, e compreender esse caminho, como uma ferramenta poderosa de saúde. Saber, permite articular o pensamento crítico. Assegura direitos, desperta para deveres. Promove interesse para diálogos, expande a compreensão e amplia a qualidade de vida, na prática. 

A ciência já comprova, por exemplo, o quanto a natureza é essencial para a saúde humana. Mas quantas pessoas são afetadas pela falta deste conhecimento? A natureza cura, cuida, previne e integra. Diferentes comunidades, pesquisam sobre como essa proximidade com a natureza, restaura a saúde. Na Medicina, na Enfermagem, na Psicologia. 

Mas como essa sabedoria chega a quem interessa e precisa?

O Instituto Brasileiro de Ecopsicologia (IBE), em entrevista cedida ao Zero Hora em 2024, compartilhou que a técnica conhecida como "Banho de Floresta" teria aproximadamente 274 mil estudos associados, sem contar com as demais pesquisas sobre a área de saúde e natureza. Esse mesmo Instituto, atualmente realiza um Projeto de Cooperação Técnica com a Fiocruz, e desenvolve estudos colaborando com pesquisas neste tema, em nosso país.

O projeto e-Natureza, do Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein, realiza diversos estudos  que investigam os benefícios da natureza para a saúde, e como o contato com o meio ambiente, mesmo por meio de imagens, pode melhorar o bem-estar dos pacientes.

O CABSIN (Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa), lançou em novembro deste ano, numa iniciativa pioneira com BIREME-OPAS/OMS, o "Mapa das Evidências da Efetividade Clínica das Intervenções Baseadas na Natureza (IBN)" . A intenção estratégica é promover o bem-estar e a saúde planetária. No estudo, dentre as 312 revisões sistemáticas publicadas, são evidenciados os benefícios da exposição à ambientes naturais, para combater o estresse, a ansiedade e a depressão. A melhora do sono, a regulação da pressão arterial e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Esses, são conhecimentos essenciais, para repensar a nossa maneira de viver, e priorizar a nossa convivência com a natureza, e quem sabe, rever velhos hábitos, e adotar novos comportamentos.

Ampliar a divulgação científica, aproxima as pessoas de soluções eficazes, atenua riscos para doenças, melhora as condições do planeta. Faz uma sociedade crescer. E não há momento mais oportuno, para fortalecer essa intenção.

A natureza nos convoca por todos os meios. É chegada a hora dessa permissão: de compreender o valor da natureza, com amparo da ciência e com toda sensibilidade que ela é capaz de despertar em cada um de nós. 

Fontes: O que diz a ciência sobre os benefícios do contato com a natureza para a saúde | GZH) Banho de floresta promove a reconexão à natureza | Portal Fiocruz Benefícios da natureza para a saúde mental | Vida Saudável | Einstein Hospital Israelita Ciência confirma os benefícios da natureza para a saúde mental - CicloVivo Mapas de Evidencias Cabsin

www.saudenafloresta.com.br