Banho de Floresta - Aliviando o estresse da vida Moderna

Saúde mental, relaxamento, redução do estresse. Esses são alguns dos efeitos do Banho de Floresta, técnica originada no Japão que concilia saúde e natureza, na intenção de melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente àquelas alocadas na cidade. No artigo de hoje, vamos aprofundar como o Shinrin Yoku contribui na disseminação da cultura do cuidado e fortalece as soluções baseadas na natureza, aqui no Brasil.
O contato direto ou indireto com mundo natural, em todas as suas versões, favorece o bem-estar humano. Seja pelo turismo ecológico, na prática de esportes em ambientes verdes (e azuis), ou ainda, na manutenção desse vínculo através do cuidado de plantas ou animais.
Todas as formas de conexão com a natureza, promovem saúde.
Quando a Terapia de Banho de Floresta se fortaleceu como pauta no universo cientifico, a impressão inicialmente subjetiva, sobre o bem-estar estimulado pela natureza, foi mapeada pelo interesse acadêmico. Isso permitiu aliar conceitos já investigados, como a Biofilia e os Fitoncidas, à iniciativas de cuidados com a saúde. Pesquisas dedicadas aos efeitos que as florestas causam no organismo humano, acontecem há mais de 30 anos, e são gradualmente reconhecidas pela comunidade médica.
Melhora da imunidade, efeitos positivos ao sistema respiratório, redução do estresse, prevenção de doenças crônicas, e até do câncer. Quanto maior é o tempo de presença em ambiente florestal, maior é o aproveitamento das substâncias naturais e de seus efeitos terapêuticos, segundo estudos.
Nesse contexto, o Banho de Floresta se alia às soluções baseadas na natureza, estimulando a reaproximação humana à essa necessidade intrínseca - do vinculo com o mundo natural. Tal conexão foi desfavorecida pelo êxodo rural, pela era industrial e pelo consumo. Foi fragilizada pelos costumes modernos.
Nas Medicinas Tradicionais, a natureza já é reconhecida. Nos costumes ancestrais indígenas, a relação consciente com o meio ambiente é fundamental para a sobrevivência de todos os sistemas vivos. E o Brasil está equipado dessa tradição, além de seu território, contemplado pela riqueza de biomas tão diversos. País auspicioso para Banhos de Floresta.
A medida terapêutica, é ideal para aliviar o estresse nas cidades. A Terapia Florestal é uma alternativa acessível de cuidado que pode acontecer nos parques urbanos, por exemplo.
Em diversas práticas integrativas, a natureza é um alicerce nas soluções de saúde. Na Ecopsicologia, nas Medicinas Tradicional e Ecológica, existem metodologias que protagonizam a valorização destas terapias no Brasil.
Uma conduta transdisciplinar no cuidado, favorece planos de tratamento personalizados e considera a pessoa em todas suas dimensões (física, mental, emocional, ambiental), conjuntamente. O Banho de Floresta é uma das ferramentas que harmonizam a construção desse caminho.
Essa técnica de origem japonesa (Shinrin Yoku), é promovida hoje em diferentes partes do mundo, foi se adaptando à realidade de cada cultura. E está acessível também no Brasil.
Saúde integral é aquela que acontece na direção do equilíbrio interior. Permita-se ao encontro desse estado natural - o de viver bem - e viva sua melhor saúde em contato com a natureza, mesmo estando nas cidades.